Banner

setembro 15, 2018

19 dicas para cantar bem e não passar vergonha!




Cantar é uma arte que todos desejam ter na vida, mas ela é um dom, a pessoa não aprende ser afinado, ela nasce afinado, o que ela aprende é melhorar essa voz e trabalhar ela com técnicas e conhecimento teórico de canto e música para se ter uma apresentação musical perfeita ou de boa qualidade para quem ouve.
 

Cantar é muito mais que abrir a boca, é necessário uma preparação antes com ensaios e estudos, dedicação e disciplina. É isso que vamos ensinar hoje neste artigo. Você que canta em sua igreja, tenha a preocupação de apresentar e oferecer o melhor para Deus.
 
 
Quando você não ensaia, não estuda você está automaticamente dizendo com suas atitudes relaxada na obra de Deus que você não se importa com a qualidade da adoração na canção entoada e acha que Deus pode receber qualquer coisa, ou seja, lixo.
 
 
Um cantor adorador que leva seu ministério e o seu chamado a sério, ele estuda, se dedica, vai atrás de informações, ensaia horas, dias e meses se necessário, ele se prepara para quando chegar a hora de oferecer o seu louvor como sacrifícios de adoração a Deus, que saia nada menos que perfeito. então veja as dicas de hoje para você ter uma voz impecável.


Dica 1 - Procure cantar sempre em pé

Procure cantar sempre em pé, com a postura ereta. O problema de cantar sempre sentado é que seu diafragma fica comprimido e deste jeito o ar depositado ali fica limitado e você não consegue sustentar uma nota longa e alta por muito tempo.
 
Postura ereta aqui, não significa rigidez, mas sim prontidão às respostas imediatas do organismo para uma boa vocalização.
 

Dica 2 - Evite usar roupas apertadas

 
Evite usar roupas apertadas demais, pois elas comprimem a sua corrente sanguínea, o que não é interessante para quem canta, pois você ficará desconfortável e a sua voz ficará com som preso.


Dica 3 - Relaxe a musculatura


Cantar tenso é um horror, sabemos que o nervosismo na hora de cantar é inevitável, mas procure relaxar uns minutinhos antes da apresentação. Faça alongamentos, bocejo forçado para relaxar a musculatura da face, assim sem essa tensão toda a sua voz fluirá mais leve e facilmente.


Dica 4 - Faça aquecimento vocal


O aquecimento vocal é essencial antes de cada apresentação, pois ela aquece as cordas vocais e assim as notas serão alcançadas com perfeição. Faça o aquecimento vocal meia hora antes de cada apresentação e colha os frutos de um ótimo trabalho.


Dica 5 - Faça repouso vocal

Depois de cada apresentação, faça repouso vocal evitando falar demais, fique em silencia por uma hora para as cordas vocais descansar e elas não serem prejudicadas.


Dica 6 - Hidrate-se sempre

No canto a hidratação da mucosa é fundamental. Tome muita água, hidrate as suas cordas vocais para limpar e eliminar o muco que se forma nesta região e fica presa aí. Assim você evita o famoso pigarro.


Dica 7 - Ensaie muito

Procure ter conhecimento do que vai cantar, isso evitará frustrações por medo, timidez e ansiedade. No caso de uma melodia nova, procure estudar a letra e decore ela. Quem se dedica em ensaios tem maiores chances de oferecer o melhor para Deus.
 

Dica 8 - Aprenda a usar o microfone

Tem gente que não sabe manusear o microfone corretamente. É importante saber, pois a função dele é ajudar que todos ouçam a sua voz de maneira limpa e perfeita, não o contrário. Para usar o microfone corretamente siga as seguintes instruções abaixo:
 
  • a) Aproxime o microfone da boca quando você estiver cantando nota baixa, mas com um centímetro de distância da boca, nada de "engolir" o microfone, lembre-se que ele será usado por outras pessoas depois.
  •  
  • b) Afaste o microfone da boca quando você estiver cantando uma nota aguda, pois se você não afasta-lo, as pessoas ficarão surdas nesta hora, pois as notas agudas já são altas por si só. Ao afastar da sua boca o microfone nessas notas agudas, você mantém o equilíbrio no som da música, ela ficará no mesmo volume, entende?
  •  
  • c) Mantenha o bom hálito, pois eu mesma já peguei microfones que estavam com mau cheiro e eu tive que lutar para não desmaiar enquanto cantava. As pessoas não dão importância para esta parte, mas escove os dentes antes de cantar, use um enxaguante bucal para reforçar o hálito refrescante, pois ninguém é obrigado a pega rum microfone fedido não é mesmo? (risos).
  •  
  • d) Tenha o seu próprio microfone se possível, isso evita possíveis constrangimentos se você sobre com o mau hálito, e assim você cuidará dele como o funcionamento perfeito do cabo e etc.
  •  
  • e) Mantenha-o limpo e higienizado com álcool.
  •  

Dica 9 - Aprenda a classificar a sua voz

É claro que uma classificação mais profissional e exata somente com um professor de canto, mas dá pra saber quando a nossa voz é aguda ou grave, pelas notas de uma música que conseguimos cantar com facilidade sem aquele esforço enorme que nos faz sumir a voz ou ficar sem ar.
 
Eu, por exemplo, sou soprano, as notas que alcanço com mais facilidade são as notas agudas, as graves eu tenho uma certa dificuldade. Preste atenção nisso e saiba em qual tom encaixa a sua voz, se ela é grave, soprano, contralto, tenor ou barítono, mas se deseja uma classificação mais precisa, procure um professor de canto.


Dica 10 - Não exagere na hora de comer

Procure não comer em excesso momentos antes de cantar, o exagero de alimento deixará você pesado (a) e lento. Beba água sem gelo e evite comidas condimentadas, gordurosas e doces, elas prejudicam as mucosas e as vias respiratórias na hora de cantar. Alimentos industrializados, doces em geral, comidas gordurosas e geladas - evite-os.
 

Baixar de graça Ebook em PDF - Quando Deus nos chama - No Teu Altar



Dica 11 - Não use medicamentos sem prescrição médica


Usar remédios sem a prescrição médica pode te prejudicar, pois pode comprometer não apenas a sua saúde em geral, mas também na voz. Se estiver gripado, resfriado, febre evite cantar nesses dias, pois a sua voz esta anasalada e suas cordas vocais com muito muco, comprometendo a sua excelência na hora de cantar.


Dica 12 - Abomine os vícios


É claro que você é uma pessoa cristã e não consome esse tipo de coisa e nem é um viciado, mas estou colocando esse tópico aqui para complementar nossas dicas de cantar melhor. A bebida alcóolica, cigarro, drogas, é extremamente prejudicial à saúde vocal. Abomine!


Dica 13 - Evite bebidas quentes

Não exagere no consumo de bebidas muito quentes, tipo: Café, Chás, Leite, Achocolatados, pois essas altas temperaturas prejudica sua voz assim como as bebidas extremamente geladas. Prefira bebidas mornas antes de cantar.


Dica 14 - Cuidado com a temperatura ambiente
 
 
As mudanças climáticas infelizmente nos prejudica na hora de cantar. Quem mora em São Paulo - Brasil, sabe que aqui vivemos em um dia as quatro estações do ano. Se agasalhe, evite ventiladores, ares-condicionados, banhos frios, ficar descalço. Cuide da sua voz, pois baixas temperaturas prejudica a voz de quem canta.


Dica 15 - Evite esforços desnecessários

Esforços desnecessários aqui é ficar gritando sem necessidade, falando alto demais, conversar por muito tempo seja pessoalmente ou por telefone. Poupe a voz de esforços desnecessários.


Dica 16 - Mantenha-se concentrado

A concentração nos ensaios e na aplicação das técnicas vocais nos ensaios e nas apresentações são essenciais. Se estiver num dia em que esteja distraído demais, descanse a mente e volte a cantar apenas quando se sentir capaz de se manter concentrado no que está cantando. Esqueça dos problemas.


Dica 17 - Consulte um médico

Se puder pelo menos uma vez ao ano procure um Otorrino para fazer um exame nas cordas vocais.


Dica 18 - Tenha bons hábitos


Evite alimentos pesados antes de dormir. Durma bem. Procure manter a calma. Evite o estresse. Coma direito preferindo alimentos saudáveis. Cuide da saúde primeiro antes de cantar. Não canto doente.


Dica 19 - Use os alimentos ao seu favor

Existem alimentos que podem nos ajudar na hora de cantar, eles são: Gengibre, Maçã e muita água. Os alimentos ricos em fibras e alimentos naturais são os melhores na hora de se alimentar.


Dica Extra - Como se preparar para cantar bem? 


Siga o passo a passo que preparei para você abaixo, e saiba que você será bem sucedido na hora de louvar a Deus.
 
  • a) Ensaie Muito - Você sabe se está bom o ensaio e está na hora de parar, é quando você já enjoou da música. Se você enjoou dela, isso significa que o seu cérebro já aprendeu tudo o que tinha que aprender a respeito da música. Então é hora de partir pra outra.
  •  
  • b) Faça aquecimento vocal e alongamento - Antes de cantar é importante você se aquecer e alongar seu corpo e a face com alguns exercícios. Dez minutos é o suficiente.
  •  
  • c) No dia do ensaio - Não coma comidas gordurosas e nem doces. Coma comidas leves e naturais.
  •  
  • d) Prepare-se uma semana antes da apresentação - Assim seu corpo terá tempo para se disciplinar e estar preparado para uma apresentação. Durante uma semana faça dieta especial para a voz, evitando comer tudo o que foi dito acima e comendo comidas leves. Beba muita água e não coma chocolates e doces em geral, apenas depois que você terminar de cantar.
  •  
  • e) Cuide-se para não ficar gripado (a) ou resfriado (a). Evite lugares gelados, frios, use agasalhos.
  •  
  • f) Faça desaquecimento vocal depois de cantar e descanse a voz por uma hora em silêncio.
  •  
 
 
Essas foram as dicas técnicas para você na hora de cantar. A técnica deve andar junto com a unção, com uma vida devota e dedicada a Deus, uma vida de obediência, senão vira apenas show e não adoração. Espero que essas dicas sejam úteis para vocês.
 
 

ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

 
 




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.


  

Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed
 
 
Foto: Pixabay
Desenvolvimento original: Regiane Marques


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.

Copyright © No Teu Altar - 2018. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA