Banner

agosto 19, 2018

Posso ter amigos não cristãos?

 


Todos nós temos amigos. Desde que nascemos logo nos primeiros anos de vida fazemos amizades que podem durar a vida toda ou não, mas você já deve ter feito essa pergunta: Sou cristão (ã) e tenho amigos e colegas que não são cristãos, eu continuo esta amizade ou termino com ela? Primeiro vamos entender o que é ser amigo e os tipos de amizades que existem.


AMIGO é aquela pessoa em que temos um relacionamento de afeto, consideração e respeito. A amizade pode ser entre duas mulheres, dois homens, um grupo misto de homens e mulheres e um homem e uma mulher.

 
Um amigo é aquele que te ajuda nos momentos mais difíceis, é leal a você, quer te proteger e faz sempre o possível pra te ver bem e feliz. Um amigo de verdade não tem inveja das suas conquistas e do que você tem, ele celebra com você nos dias alegres e se entristece nos dias de luto e derrota.
 
 
A amizade pode ser com alguém que você conhece desde a infância, na faculdade, na escola, no trabalho, na vizinhança, enfim não há lugar certo para conhecer alguém especial.
 
 
MELHOR AMIGO (A) é aquela pessoa que elegemos pessoa digno (a) de confiança extrema, confidente, vocês estão sempre em sintonia com o outro (a) é mais que um amigo, um irmão (ã).

 
AMIGO (A) COLORIDO é um relacionamento de amizade que tem interesses sexuais, mas sem compromisso de um namoro sério. Quem embarca neste tipo de relacionamento não pode cobrar do outro uma fidelidade e nem ter crise de ciúmes, é você ficar com um amigo (a), mas sem compromisso sério pra casamento. É um perigo, pois a Bíblia condena esse tipo de coisa, fornicação.
 
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Coríntios 6.13

 
Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Efésios 5.3
 
 
COLEGA é um relacionamento mais superficial, geralmente ela dura enquanto há algo em comum no momento, por exemplo, no trabalho, na escola, trabalho voluntário, entre essas pessoas geralmente não existe afinidade. Aqui não existe confiança o suficiente para um relacionamento mais profundo onde se confidencia suas vidas.
 
 
QUAL TIPO DE AMIZADE DEVEMOS TER?
 
 
Você pode ter amizade com pessoas não cristãs, mas essas amizades não podem ser profundas, considerar essas pessoas como melhores amigos pode te trazer problemas na sua comunhão com Deus, elas podem te levar a trilhar por maus caminhos onde Deus ficará aborrecido com suas atitudes.

 
Você também não pode viver neste mundo sem se relacionar com as pessoas sejam elas cristãs ou não. Você deve ter maturidade e consciência racional com quem você anda, fala da sua vida particular e quem você está permitindo que participe da sua vida. Vamos aprender os perfis de pessoas que devemos evitar ser amigos.

 
1 - Ser cristão não significa se isolar do resto do mundo, mas devemos avaliar cada amizade para ver se é saudável para nossa vida espiritual. Você precisa manter contato com pessoas não cristãs a fim de evangelizar e não deixar se influenciar por sua vida torta.


Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15.33

 
2 - Não é bom manter amizade com pessoas que tem uma influencia negativa em sua vida até mesmo dentro do ambiente familiar (os parentes), não que você tenha que parar de falar com eles, mas se na sua família tem alguém que é alcoólatra, drogado, baladeiro, traficante, ladrão, blasfemadores, entre outros, você não o ignora porque é seu parente, mas não o acompanhe, não imite e nem inveje seus atos pecaminosos, ore por eles, aconselhe e seja exemplo em suas ações.


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1.1

 
3 - Deus ainda não nos tirou do mundo, por isso ainda temos que interagir com pessoas de outras crenças e também ateus. Interagir quando há uma necessidade é uma coisa, ter um relacionamento de amizade é outra.


Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.15-17

 
4 - Fale de Jesus para seus "amigos" não cristãos, ore por eles para que Deus os alcance e possam conhecer Jesus e aceita-lo como Salvador de suas almas, experimentar a alegria da salvação.


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.15

 
5 - Priorize sua amizade com pessoas que tem a mesma fé que você, eles te ajudarão a prosseguir no caminhar com Jesus quando você estiver passando por dificuldades.


Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17.17


 
COMO POSSO RECONHECER AMIZADES PERIGOSAS?
 

Uma amizade perigosa é como pisar num campo minado, o risco de se dar mal é grande. A má influencia desta má companhia só tem um destino - a destruição. Veja abaixo algumas sugestões de amizades perigosas.

1 - Ele (a) leva você a pecar - Você sabe que com essa pessoa, você não vai resistir a tentação e vai acabar fazendo coisas erradas.


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1.1

 
2 - Ele (a) tira você dos caminhos de Deus - O mau amigo afasta você de outros cristãos e atrapalha você a ter comunhão com Deus.


Não seguirás a multidão para fazeres o mal; Êxodo 23.2a

 
3 - Ele (a) enche a sua cabeça de coisas ruins - Suas atitudes e ações se tornam mais negativas e viradas para as coisas erradas com aquele amigo.


O justo é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar. Provérbios 12.2

 
4 - Ele (a) coloca você em situações comprometedoras - O mau amigo torna você cumplice de coisas erradas.


Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 1 Coríntios 5.9-11
 


Material extra sugerido - E-book do No Teu Altar - Ministério Online O que é ser cristão de verdade? Download Gratuito!
Material extra sugerido - E-book O que é ser cristão de verdade?


 
QUEM DEVEM SER MEUS AMIGOS?
 

 Amigos são pessoas especiais que Deus coloca em nossas vidas para nos ajudar a ir pra frente e não para trás, são pessoas que nos tira do buraco e não nos empurra pra dentro deles. Seus amigos ou melhores amigos devem ser:

 
1 -  Jesus, Deus e o Espírito Santo - Somente eles querem o seu bem de verdade. Somente eles podem te ajudar nos momentos de medo, dúvida, solidão, abandono. Eles são meus melhores amigos, todas as pessoas que um dia eu elegi como meus melhores amigos, hoje eles são apenas amigos, e outros agora são colegas. Jesus me limpa do pecado, me socorre quando estou em perigo ou com medo, Deus me guia, me protege e elege e me transforma, o Espírito Santo me ensina, me consola e me preenche tirando o vazio me dando um novo sentido a minha vida.


Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Hebreus 12:7

 
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15.13-14
 
 
2 - Seus pais - Sua mãe e pai são seus amigos, eles se sacrificaram para criar você e te dar tudo o que você necessita dentro de suas possibilidades humanas e financeiras. Minha mãe é a minha confidente, eu conto tudo a ela, ela me aconselha e assim eu procedo. Embora eu tenha amiga, elas não são melhores que a minha mãe.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6.6-7


Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Colossenses 3.20
 
 
3 - Seu marido / esposa - Meu marido é meu melhor amigo, ele me apoia, me aguenta, me dá seu ombro pra chorar, me ama, me respeita, me ouve, me aconselha, me defende, me protege. Eu aprendi recentemente que minha vida não deve ser mais confidenciada a ninguém além do meu marido.


Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5.33


Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor. Provérbios 18.22


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4.9-12
 
 
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Provérbios 31.10-11

 
4 - Para os solteiros (as) - Seus amigos devem ser Jesus, Deus, Espírito Santo, seus pais, alguém da sua congregação, ou um parente que tem uma conduta admirável e que você confia. Cuidado com sua seleção de amigos.
 
 
E POR FIM... A VERDADEIRA AMIZADE
 

Muitos jovens hoje ficam disputando quem tem mais amigos no Facebook, no WhatsApp, seguidores no Instagram, tudo isso é vaidade, um ser humano não precisa de tantos amigos assim. Os verdadeiros não podem ser contabilizados nas redes sociais e na vida, eles são únicos no coração. Estas pessoas nas redes sociais não estão preocupadas com você de verdade, você é só mais um para sua coleção de amigos.

 
Uma amizade verdadeira é baseada no amor de Cristo. Jesus é o nosso amigo verdadeiro. Amigos de verdade têm coisas em comum, eles gostam de você do jeitinho que você é com seus defeitos e qualidades. A Bíblia diz que o verdadeiro amigo é uma pessoa mais chegada que um irmão. Uma amizade verdadeira dura por muito tempo até mesmo a vida inteira. Veja agora algumas características da amizade verdadeira segundo a Bíblia.


O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18.24
 

1 -  O amor - Ele é a chave para qualquer bom relacionamento; a verdadeira amizade é firmada no amor fraternal.


Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17.17

 
2 - União - Os amigos gostam de estar juntos e defendem um ao outro; a partilha de interesses ajuda a ficar mais unidos.


E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4.12

 
3 -  Respeito - Um amigo tem em si um valor; a amizade verdadeira respeita o valor da pessoa e procura o bem.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12.10

 
4 -  Honestidade - A mentira destrói amizades; o amigo diz a verdade em amor, mesmo quando o outro não vai gostar, para o seu próprio bem (Provérbios 27.10).

 
5 -  Ajuda - O amigo verdadeiro ajuda seu companheiro quando sabe que está passando por dificuldades ou problemas.


Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe. Provérbios 27.10
 

7 -  Confiança - Na amizade verdadeira não há lugar para inveja, fofoca e nem traição. Um amigo verdadeiro não é perfeito, mas é uma pessoa confiável.

O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. Provérbios 16.28
 
 
CONCLUSÃO
 
 
Jesus diz que o maior amor é de quem dá a sua vida pelos seus amigos. Jesus nos chama de seus amigos e nos ama, mesmo com todos os nossos defeitos. Ele morreu em nosso lugar porque é um verdadeiro amigo. Por causa do sacrifício de Jesus nós podemos ser amigos de Deus.


Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15.13

 
O pecado já não nos separa de Deus pra sempre porque temos Jesus. Evite e fuja de amizades falsas, destruidoras que te levam a caminhos tortuosos longe de Deus. Diga não à amizade colorida mesmo que algum amigo cristão te propor, aconselhe ele e diga que isso não é conduta de um cristão de verdade. Tenha amizade com pessoas justas, honestas, corretas que teme a Deus e que te ajuda a se aproximar mais de Deus e não o contrário.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!
 
 
 







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.
 


 





Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed
 
 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARF) Almeida Corrigida Fiel.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.

Copyright © No Teu Altar - 2018. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA