Banner

julho 03, 2018

Como ser um blogueiro cristão?

 


Hoje com a internet e o avanço da tecnologia, está mais fácil evangelizar. Neste artigo vamos aprender como ser um blogueiros cristão e usar essa ferramenta para pregar a palavra de Deus, digamos que somos missionários virtuais que ao mesmo tempo somos reais. Já faz sete anos que estamos nessa atividade, ela é árdua como qualquer outra, mas é gratificante demais.

Há alguns princípios que um blogueiros cristão deve ter e esses princípios será compartilhado com vocês já já. Muitos pensam que ter blog é fácil e que fazer evangelização virtual é moleza, já que não precisamos sair de casa para isso. Se engana quem pensa assim, pois ser blogueiros e ensinar a palavra de Deus de modo online exige muito esforço, conhecimento do mundo da blogosfera e principalmente da Bíblia. Se você tiver um blog com um visual feio e bagunçado, conteúdo mau formatado e herege a chance de você fidelizar leitor será praticamente zero.



1 - Ter um blog estruturado e lindo


Um blog bonito e bem organizado faz com que o visitante sinta vontade de voltar mais vezes. Encare o seu blog como a sua casa ou seu quarto. Um casa bem decorada, limpa e organizada não dá nem vontade de sair de dentro dela. Assim deve ser o blog, ele deve ter uma estrutura linda, organizada e funcional.
 
 
Muitas pessoas elogiam, me dizem que a escolha das cores, a estrutura e a organização deste blog é funcional e visualmente chama a atenção. Tem cores leves e harmoniosa. Além disso ele tem os post bem formatados para o leitor ter facilidade em ler e assimilar o conteúdo oferecido a ele. O blog também deve ter uma identidade visual para que o leitor ache você único na blogosfera.



2 - Ter tempo para preparar conteúdo e estudar.


O conteúdo de um blog é mais importante que o visual. Não resolve nada ter um blog que enche os olhos de tão lindo que é se o conteúdo não traz relevância para os seus leitores. Para ter bom conteúdo, você precisa:
 
 
  • 1 - Ter nicho definido, na qual vamos falar sobre isso no próximo tópico.
  • 2 - Ter tempo para estudar sobre esse nicho escolhido, caso não domine o assunto.
  • 3 - Ter tempo para escrever.
  • 4 - Ter um caderno de anotações para não esquecer as ideias de conteúdos que você vai ter.
  • 5 - Ser organizado (a).
  • 6 - Aprender ou relembrar ortografia e ter um programa de correção ortográfica.
  • 7 - Estudar a Bíblia é essencial para ter um blog cristão.
  • 8 - Gostar de escrever, porque você vai escrever muito.
 
 
Esses são os tópicos básicos para a produção de conteúdo no blog, mas se você deseja expandir, você pode gravar vídeos, Podcast e ter boas ideias pra isso. Conheça seu público e ofereça a eles algo que acrescente na vida deles e não que faça ele se sentir como se estivesse perdendo tempo com você. Capriche na produção de conteúdo e com certeza você será recompensado (a) por Deus e pelo seu leitor.



3 - Ter um nicho definido


Você não pode abrir um blog falando de tudo o que vem a cabeça, você precisa definir um assunto ou nicho para seu blog. No mercado evangélico, por exemplo, você pode ensinar várias coisas, só que escolha quatro ou cinco no máximo. Veja exemplos:


1 - Bíblia => Aqui você pode escrever sobre Apologética, Bíbliologia, Escatologia, Grego, Hebraico, Teologia, Hermenêutica, entre outros assuntos relacionados.


2 -  Música Gospel => Análise de letras, Teoria Musical, Louvor, Adoração, Técnico de som, Aprender a tocar um instrumento, Aprender a tocar determinadas canções, Composição, Arranjo vocal, Aulas ou dicas de canto, entre outros assuntos relacionados.


3 - Mulher e Homem Cristão => Comportamento, Moda, Carreira Profissional, Maternidade / Paternidade, Etiqueta, Casamento, namoro cristão, Chamado, entre outros assuntos relacionados.


4 - Relacionamento conjugal => Você pode ser específico nisso dando conselhos e soluções para problemas conjugais, casamento, namoro entre outros.


5 - Livros => Se você ama ler e coleciona livros, você pode fazer resenhas de Bíblias, livros evangélicos, entre outros assuntos relacionados.


6 - Liderança => Se você domina o assunto, você pode ensinar como ser um líder, pastor, trabalhar com variados departamentos da igreja, entre outros assuntos relacionados.


7 - Finanças => Todo mundo usa dinheiro, se você domina esse assunto, você pode ensinar como um cristão deve manusear seu dinheiro, sair de dívidas, como ofertar, entre outros assuntos relacionados.


Viu? Se você escolher para falar de todos eles, você precisa dominar todos esses assuntos, isso demanda muito tempo escrevendo para dar conta de preencher todas as categorias, isso te cansaria e você logo vai desistir. Escolha apenas um ou dois nichos e dentro deste nicho abordar assuntos relacionados ao nicho principal. Encare seu blog como aquele curso da faculdade que você deseja fazer.


Se você estudar Medicina, lá você terá várias matérias que está ligado ao curso, assim é o seu blog, escolha um assunto principal e desenvolva ele.



4 - Ter comprometimento com Deus e com o público
 


Se deseja ser um blogueiros (a) e usar essa ferramenta para evangelizar, saiba que você precisa ser comprometido (a) com Deus e com o seu público, mas como assim? Vou explicar: Se você escolheu falar de Bíblia, então você precisa estudar ela, ir a fundo, comprar vários outros livros que ajuda a entender e aprender mais sobre a Bíblia, aplicar na sua vida tudo o que aprendeu. Faça com que as pessoas vejam em você os frutos que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa.


Mesmo que as pessoas que estão lendo seu blog não estão vendo você e nem vendo o que você está fazendo, saiba que existe um Deus que vê todas as coisas. Não escreva em seu blog algo que você não pratica. Se você ensinar sobre o amor ao próximo, por exemplo, que esse amor ao próximo exista em seu coração e em sua vida, assim você poderá ensinar com propriedade e segurança. Encare seu blog como um púlpito online, onde o pregador precisa viver o que prega.


Ter compromisso com o seu público é ter respeito por ele (a), ter data definida para liberar um artigo, é escrever para instruir e não para ofender de propósito, ter cuidado com as palavras em assuntos polêmicos, responder os comentários, e-mails, recados, estar a disposição para esclarecer alguma dúvida e nunca, jamais atacar alguém que foi desrespeitoso (a) com você e usou o espaço comentários para te ofender, seja gentil e educado (a) em meio a fúria alheia. Saiba que nem todos pensa como eu e você, divergência de opiniões existem e elas devem ser respeitadas, isso não significa que está sendo aceita. Assim você evita discussões vãs, abranda a ira do outro e mostra que você tem a luz de Jesus em seu coração.





5 - Ser verdadeiro e convicto


Nada de escrever mentiras. Se você deseja ensinar a Bíblia estude a Bíblia, não escreva "achismo", você não acha nada, a Palavra de Deus não muda, Deus não muda para se encaixar nos moldes humanos, o ser humano é que deve mudar para se encaixar nos moldes de Deus, nunca o contrário. Então se deseja ensinar sobre a Bíblia, por exemplo, estude, não interprete os textos no literal, não seja a favor das heresias com medo das pessoas não lerem seu blog, não escreva para agradar as pessoas, mas a Deus e assim as pessoas que amam a verdade serão atraídas até você.


Escrevendo a verdade e a defendendo com unhas e dentes, não esqueça de ser convicto no que crê, pois virão dias em que pessoas se ofenderão com o que você escreve e defende e você precisa estar preparado (a) para isso. A convicção é a certeza daquilo que você crê.


6 - Ser humilde


Essa é uma qualidade que você deve ter independente que se você está no "real" ou no "virtual". A arrogância deve passar longe do seu coração, não é porque você escreve e recebe elogios, e seu blog crescendo aumentando as visualizações. Saiba que a humildade faz parte do caráter de um cristão (ã). Saiba que você não é melhor que ninguém.


7 - Aprender ou aprimorar o seu português


Com a influência das redes sociais, a escrita dos brasileiros está cada vez pior. É normal você usar algumas "gírias típicas da internet", usar abreviações de palavras no intuito que a conversa por texto seja mais rápida, eu também uso isso, mas a minha maneira de escrever em redes sociais quando converso com amigos e familiares é bem diferente na hora de escrever no blog. Aqui eu não uso palavras como:
 
 
Você = vc
Também = tbm
Não = ñ
Sim = Ss
Para = p
Com = c e daí por diante...
 
 
No blog a sua escrita deve ser correta, respeitando os pontos e virgulas, títulos e subtítulos entre outras regrinhas do nosso idioma. É horrível ler um texto num lindo blog onde você tem que ficar decifrando o que o colunista escreveu, eu perco o interesse na hora e nunca mais volto.



8 - Saber se expressar através da escrita ou fala.


Escrever é uma arte, se você não gosta de escrever então não tenha blog, é melhor ter um canal no YouTube. O blog você precisa escrever bastante e ter uma boa noção de português e a sua gramática. Tem pessoas que são muito boas em se expressar na fala (oratória), outras na escrita e assim por diante, eu me expresso melhor escrevendo do que falando; por isso eu invisto melhor o meu tempo e em produção de conteúdo no blog do que no YouTube.


Leia bastante livros para aprender a escrever e esse expressar, jornais e revistas também ajuda muito, e ler outros blogs é válido. O seu artigo deve ser escrito de uma maneira que quem ler tenha a impressão de estar conversando com você.

9 - Ser acessível ao público


Uma coisa que você não pode ignorar é o seu leitor. Responda sempre os seus comentários, responda e-mails, esteja disposto em ajudar se preciso for, por isso é importante você ter em seu blog uma página de contato, para que o leitor possa preencher a caixa de formulário e assim poder se comunicar com você. Você não precisa deixar o numero de seu telefone público, mas o endereço de e-mail específico para o blog é importante.



10 - Não ter medo de defender a verdade


Escrever tem suas responsabilidades, e muitas vezes você escreverá coisas defendendo o que a Bíblia diz e algumas pessoas irá contra o que você escreveu. Aqui no blog essas coisas acontece sempre. Você deve estar preparado pra isso, ter argumentos fundamentados na Palavra de Deus para combater as heresias.


Nunca jamais escreva algo que a Bíblia não está dizendo, por isso a importância de estudar a Bíblia e entender seu texto, contexto, a história, a visão do autor para que você não caia na besteira de pregar mentiras. Tenha muito cuidado! Se você não está seguro de escrever determinado assunto, não escreva, é melhor o blog ficar sem conteúdo por um mês do que escrever mentiras.


Atenção: Se você deseja aprender mais sobre a Bíblia e conhece-la mais a fundo Clique Aqui.


11 - Ter comunhão com Deus diariamente


É muito importante você separar um tempo para estar na presença de Deus na sua casa. Procure ler a Bíblia, estuda-la, orar, jejuar, ler livros que te ajude a entender a Bíblia e aprender com outras pessoas mais instruídas que você na Palavra.
 
 
Ter um blog exige comunhão com Deus sim, pois se tem uma coisa que você vai precisar diariamente é inspiração do Espírito Santo para novas ideias para produção e conteúdos. Você precisa de alimentar de Deus para depois dividir este alimento com os demais. Acredite, ideias para produção de conteúdos é o que você mais precisará.



12 - Oferecer materiais diferentes para seu público


Eu acho enfadonho um blog que só tem artigos e nada mais de interessante para nós leitores. Aqui no blog além dos artigos que já é rotina, oferecemos E-books, Vídeos, Imagens com mensagens bíblicas no Instagram e Facebook, temos também artigos para o blog feminino extensivo do NTA e assim procuramos não deixar o nosso leitor entediado com o blog, pois tem outras opções de conteúdos disponíveis para ele adquirir e de graça.


Ah mas por que de graça? Você não deveria cobrar? Afinal de contas dá um trabalhão fazer. Para responder essa pergunta que eu já adiantei aqui porque deve ter passado pela sua cabeça, vou deixar um versículo pra você que nos motiva a fazer isso.


[...] de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.6



13 - Fazer bem o uso das redes sociais

 
A internet veio pra ficar, e assim como qualquer tecnologia em qualquer outra coisa, se bem utilizada não há mau algum nisso. As redes sociais são ótimas ferramentas para evangelização, afinal de contas tem gente que passa horas conectado, com certeza vendo bobagens que nada edifica.
 
 
Um blog precisa ter essa extensão para as redes sociais, elas são muito úteis para divulgação de links dos posts para atrair tráfego. Não pense você que ter blog é só escrever, publicar e esperar que as pessoas adivinhe que seu blog existe e que elas vá até você para ler seu post, esquece isso. Depois de escrever, você precisa publicar e divulgar esse conteúdos pelas redes sociais e por onde mais você puder.


Em breve trarei mais dicas sobre ser um cristão blogueiros (a) e como usar mais essa ferramenta para produzir seus conteúdos. Vou ensinar você a escrever seus próprios e-books (que eu aprendi sozinha) e como e onde hospedar esses livros virtuais para que seu leitor possa fazer o download seguro e assim você expandir seu blog para outros meios de conteúdos e atrair mais leitores para a Palavra de Deus.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

Aprenda Passo a Passo de como ter um blog de evangelização virtual
- 6 motivos para ler a Bíblia
- 10 maneiras de evangelizar
- 5 maneiras para entender a Bíblia
- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- 09 Princípios que todo líder cristão deve ter
- 17 Exemplos de liderança de Jesus
- A onde Deus não intervém
15 princípios que todo líder de louvor deve ter



ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.






Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed
 
 
Foto: Pixabay
Tradução: Almeida Corrigida Fiel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.

Copyright © No Teu Altar - 2018. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA