Banner

maio 18, 2018

Análise da Música "gospel" Acelera e Pisa - André e Felipe




Mais uma análise por aqui e desta vez analisaremos a música "gospel" Acelera e Pisa da dupla sertaneja gospel André e Felipe. Porque eu coloquei a palavra gospel entre aspas? Você vai saber a resposta já, já. As análises por aqui são feitas para que você tenha seus olhos abertos e saiba que nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que brilha é diamante e nem tudo que fala de Deus é de Deus (entendeu?).
 
Sempre que eu ouço alguma música no rádio (que é raro eu ligar o rádio), ouço na igreja, ou na internet e me falam que é música nova, eu sempre analiso as letras, sempre. Longe de mim cantar heresias para Deus, e não quero que você faça o mesmo. Mas antes de falar das músicas, dá um play no vídeo abaixo e ouça a música com atenção.






Acelera e pisa, acelera e pisa
Acelera e pisa, agora não pode parar

O que "cê" tá fazendo?
Tá perdendo seu tempo!
Não deixe essa situação te dominar

Sai dessa vida agora,
Vem logo e não demora
Jesus tá te chamando agora é a hora

Vem com a gente, vem correndo
Vem no clima pra dizer que o homem sem Jesus
Não consegue viver

A nova geração chegou pra proclamar
O tempo não espera, temos que acelerar
Jesus que vai na frente, a gente vai atrás
E a gente vai seguindo levando amor e paz



A letra é pobre de conteúdo e não edifica ninguém em nada. Eu já li esta letra umas dez vezes e ainda não entendi esse tal de "acelera e pisa", será que é algo relacionado com carro? Vai saber não é mesmo. No segundo refrão a música fala pra pessoa parar de perder seu tempo, porque Jesus está voltando. Em seguida a letra convida a pessoa a se juntar a galera e entrar no "clima" e dizer que o homem sem Jesus não consegue viver.
 
 
A nível de uma mensagem simples a letra é daquelas bem chiclete e nos lembra muito as letras dos cantores sertanejos seculares atuais. Ela tem um ritmo universitário que dá mais vontade de dançar um rala coxa do que adorar. Próprio para shows e não adoração.
 
 
Eu não tenho nada contra os ritmos de músicas, apesar de eu não gostar de alguns, mas estudando louvor e adoração, na liturgia cristã os ritmos são sempre mais clássicos. Na Bíblia mesmo quando o povo era convocado para um ajuntamento solene de adoração, eram usados trombetas e harpas, e as canções eram sempre alegres que levavam aquele povo à uma dança santa diante de Deus e as letras eram de exaltação ao único Deus. Veja você mesmo no livro de Salmos.
 
 
A impressão que inicialmente nos dá, é de que a dupla só está preocupada em emplacar. Não dá pra cantar seus louvores na igreja. Eles falam em crescer o tempo todo. Realizar sonhos. Mas prudência, fidelidade, bíblia em si, a gente não ouve mais em suas músicas.
 
 
Eles me parecem adoradores medíocres que querem vender, letra pobre, sem graça, e que dá vontade de dançar e beber cerveja (risos). Não estou julgando os rapazes, mas a letra em sí. Fica a seu critério se você canta na igreja e ouve ou não. Sei que é uma música que chama bastante a atenção dos jovens, mas o que eu sempre falo para os jovens da igreja que eu frequento é: Não siga o mundo e nem se iluda com as coisas que a igreja copia do mundo, foque em Deus e na sua vontade, Estêvão e Timóteo eram dois jovens que não se influenciava com as coisas do mundo em sua época.
 
 
Temos que ter cuidado com essa secularização da igreja, as coisas do mundo e seus ritmos fazendo parte do culto de adoração a Deus, e isso sendo vendido e proclamado como um evangelho moderno, que eu saiba Cristo permanece o mesmo, ele não se modernizou, por mais que a humanidade está sempre em constantes transformações e mudanças, permaneceremos nós assim, firmes na palavra intacta de Deus e seus mandamentos. Infelizmente essa música está...









ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- Download Slide e PlayBack do Casting Crowns - Blessed Redeemer com BÔNUS
- Analisando a Letra - HOJE ESSA COBRA VAI SE CONVERTER - Grupo Muro e Fogo
- Novo álbum Kari Jobe - The Garden | Análise Completa + BÔNUS
- Análise da Música TUA GRAÇA - Cristina Mel
- Top 13 Louvores mais belos da Harpa Cristã
- E-book Conteúdos Famosos - Louvor e Adoração com Bônus  Edição 05
- Analisando a letra Histórico do Computador - Andrea Fontes
- Minha luta
- 09 Princípios que todo líder cristão deve ter
- Jerusalém reinada por Herodes o Grande



Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed
 
 
Foto: Pixabay



 
 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo extremamente sensato. A impressão que tenho é que nesta e em muitas outras músicas "cristãs" a melodia foi escolhida primeiro, para ser viciante, e a letra encaixada depois simplesmente por encaixar, sem preocupação nenhuma com o sentido das palavras. A frase "acelera e pisa" não faz sentido nem na mecânica de um carro, muito menos em referências bíblicas. Triste essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Phelven, concordo com você em tudo. Infelizmente é a realidade de nossos dias, pessoas vazias de Deus e cheias de si mesmos. Obrigada pelo seu comentário, pois agrega muito valor em nosso Ministério Online. Seja bem vindo e volte sempre.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.

Copyright © No Teu Altar - 2018. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA