setembro 21, 2017

Frequentar uma igreja é uma atitude de adoração?

 
 


No post de hoje, vamos entender uma questão crucial sobre a fé cristã no século 21. Frequentar uma igreja é uma atitude de adoração? Quem frequenta ou já frequentou qualquer igreja evangélica, certamente já se deparou com algumas situações inusitadas, e que com o passar dos anos a fé crista está passando por constantes desdobramentos, principalmente em sua forma doutrinaria.

Quem frequenta igreja evangélica desde criança, no meu caso já comecei a frequentar desde a gravidez da minha mãe, ou seja, minha mãe já era evangélica antes mesmo de eu nascer, e sua influência foi fundamental para que eu frequentasse uma igreja evangélica. No meu tempo de criança, me lembro bem que quem não frequentava uma igreja evangélica era rotulado como uma pessoa ímpia, ou seja, alguém que não teme a Deus.
  

Quando começamos ler a Bíblia e quando terminamos de ler os seus ensinamentos que é o meu caso, (já estou na minha 4 leitura completa da Bíblia) qualquer cristão verdadeiro chega a seguinte conclusão: Porque será que a igreja gosta de rotular as pessoas, se a própria Bíblia traz inúmeros exemplos de pessoas que eram julgadas ímpias pelos supostos seguidores de Deus? Quando na verdade esses ímpios eram pessoas mais justas do que aqueles que se auto denominam justo? 


Eu mesmo já postei artigos nesse blog sobre esse assunto (Veja aqui o post), e como os auto suficientes servos de Deus passaram vergonha na frente de supostos ímpios.

 
Eu, que acompanho a transformação da igreja a alguns anos, consigo observar como o seu conceito muda ano após ano, e com a quantidade de denominações existentes aqui no Brasil, os cristão se dividem em relação o que representa a igreja e o que a define, o que representa a adoração e o que a define.

 
Em algumas igrejas a confusão é generalizada, tem igrejas que não tem conceitos teológicos definidos, e querem ser intituladas como igreja, mas como frequentar uma igreja confusa com aquilo que crê, que faz acepção de pessoas, que mistura judaísmos, calvinismo, arminianismo, e até mesmo maçonaria. Isso não é igreja isso é confusão. 


A igreja tem os seus fundamento definidos, ou seja baseados nos ensinamentos de Jesus Cristo e os Apóstolos. Mesmo que você frequente uma igreja de doutrina calvinista você está certo, mesmo que as pessoas queiram dizer que isso não é cristianismo, ele se esforçou  em trazer a verdade para a igreja; lembrando que Calvino não é o dono da verdade, mas se espelhou em Jesus Cristo e em seus ensinamento para uma base sólida da igreja.




VEJA TAMBÉM:

- #5 Maneiras de entender a Bíblia
- Porque não consigo entender a Bíblia?
- #4 Tipos de adoração aceitável
- Você sabe o significado dos números na Bíblia?
- O que é a Bíblia
- A Bíblia, a Teoria da evolução e a ciência




Se você frequenta uma igreja Arminiana também está certa, Armínio também se esforçou em trazer para a igreja uma realidade sobre ela, e como isso pode ser benéfico para um cristão verdadeiro.

 
Como eu sempre digo nem Calvino nem Armínio, salvam ninguém, tive o privilégio de estudar as duas teologias, ambos são teólogos fantásticos, mas o meu objetivo  não é defender a teologia nem de Calvino de Armínio, mas sim promover uma reflexão profunda sobre o cristianismo no século 21.
 

Eu cresci ouvindo dos cristãos mais velhos que todos os cristão devem frequentar sua igreja todos os domingo, ou todos os sábados, ou todos os dias dependendo da escala de culto de uma igreja, a única desculpa aceita seria um motivo de doença da pessoa, alguém próximo a ela ou  um serviço obrigatório que o impediria de frequentar a igreja. Mas em uma sociedade consumista e materialista fica uma pergunta feita por cristãos e não cristãos.


 
Qual a vantagem que a igreja pode me oferecer?
Quando uma pessoa faz esse tipo de pergunta, podemos ter certeza de que ela tem uma incompreensão do que é uma igreja, sendo assim: 


Qual seria a razão de existir a igreja?
A razão da igreja existir deve ser sempre os cristãos.


Qual é o foco da adoração?
Sempre foi, e sempre será Deus. Quando uma igreja sonega a razão dela existir e a razão de que ela deve adorar, ela não é igreja, ela vira um passeio, um mero ritual informal cheio de má vontade e preguiça por parte daqueles que se dizem cristão.






Uma igreja sem a verdadeira razão de sua existência, que são os cristão e na sua missão de ser um referencial do amor e da verdade de Deus nesse mundo, isso não é ser cristão e sim ser um frequentador de igreja, e infelizmente temos muitos assim, essas pessoas criticam quem não frequenta igreja, mas são elas mesma que retiram as pessoas da sua igreja, através de seu comportamento preconceituoso, por se auto denominarem mais santos do que os outros aos seus próprios olhos, são os fariseus do século 21.
 

Todos os sábados pertencer a Jesus Cristo, quero me referir a você que congrega em uma denominação que concentra os seus trabalhos como escola bíblica aos sábados cultos e outra preguiças mais. Porque julga aqueles que não concordam com o que você crê, sabendo que nem você nem eu somos os dono da verdade. Só existe Um que é o Dono da Verdade, e esse Dono da Verdade é Deus.


Todos os domingos pertencem a Jesus Cristo, quero me referi a você que frequenta uma denominação que concentra os seus trabalhos aos domingo como escola bíblica, culto, e outras preguiças mais. Todos os dias pertencem a Jesus Cristo, quero me referi a você que a sua denominação tem cultos de segunda à segunda, e se você perder um culto já se sente amaldiçoado, e que quem não frequentar a igreja todos os dias não tem a bênção de Deus.


Que Deus é esse que abençoa as pessoas só porque elas frequentam uma denominação todos os dias? Esse não é o Deus que a Igreja adora, O Deus que a Igreja odora é um Deus que pode tudo, em tudo e por tudo. Se fosse assim, a Igreja seriam um referencial, todos queriam frequentar uma igreja por causa do seu amor para com Deus e com o próximo, e não pelas suas supostas vantagens materiais e espirituais.
 

O propósito da igreja é demonstrar Jesus Cristo para a sociedade decadente, se esse não for o propósito da igreja, ela não é igreja, ela é empresa e tem muitas com títulos de igreja mas são empresas. 


A igreja foi fundada por Jesus Cristo, se Jesus Cristo não for sua base doutrinária, essas igreja não permanecerá, nem prevalecerá. Jesus Cristo é o Senhor da Igreja, e não o homem. Infelizmente existem denominação que se dizem exaltar o nome de Jesus Cristo, mas exaltam o nome do homem, muitos são consagrados sem ter um chamado da parte de Deus para o ministério, mas pelo fato de serem bem sucedidos são colocados em ministérios para que os mesmos não saia da igreja; e aqueles que tem o chamado são sempre barrados pelo homem mas nunca por Deus.


Se você é um deles continua a fazer o que Deus te capacitou, a sua capacidade vem de Deus e não do homem, não desanime nunca. Por que é mais fácil criticar quem trabalha, quem trabalha incomoda. A igreja existe para ser e viver em prol da vida e obra de Jesus Cristo. As igrejas hoje não querem viver em prol da vida e obra de Jesus Cristo, querem viver em prol da sua própria vida, essa igreja morrerá, e será condenada nessa vida e na vindoura, a menos que se arrependa do seu egoísmo cristão.


Quem transforma a vida dos pecadores é o próprio Jesus Cristo e não a igreja. A finalidade da igreja é exaltar Jesus Cristo para que os pecadores possam ser alcançados, pelo fato de Jesus Cristo habitar verdadeiramente na igreja e realizar a sua obra de salvação. E esse método de relacionamento entre Jesus Cristo e a igreja nunca mudará.


O fato de hoje a igreja estar na televisão, no radio, na internet não anula o fato de não frequentar uma igreja.


Mas, qual igreja frequentar afinal? Essa é uma pergunta de resposta individual, mas uma coisa é certa: cuidado com a sua escolha tem igreja que se acha igreja e não é igreja, e tem igreja que não se considera igreja pelas igrejas ou pela sociedade e é igreja. O objetivo da igreja é se reunir e honrar a Jesus Cristo diante de todos para que todos possam ouvir a mensagem de salvação, mas não cabe a nós julgar, apenas pregar.

 
Infelizmente, a maioria das pessoas dizem ser cristão, e não fazem a coisa básica de todo cristão que a teologia denomina como meios da graça, meios da graça e uma palavra que não se encontram na bíblia, mas a bíblia a desenvolve assim. Como a palavra trindade não aparece na bíblia mas a bíblia desenvolve a existência da trindade e que infelizmente algumas igrejas, que se "dizem igrejas" negam a sua existência e desenvolvimento isso não é igreja, isso é judaísmo, mas isso não é o foco.


Meios da graça se refere a pratica da oração, leitura da bíblia, jejum e uma vida piedosa e temente a Deus, requisitos básicos que todo cristão verdadeiro deve fazer, mas a maioria não é verdadeiro, chegam na igreja não vendo a hora de o culto acabar  não estudam se quer a lição bíblica e querem ter um relacionamento verdadeiro com Deus? Isso e adoração? .

 
Quem negligencia os meios da graça, já esta em um estado de suicídio espiritual. Os cristãos depende da igreja para uma melhor exaltação de Jesus Cristo, mas os cristão com certeza ficaram decepcionados, pois nem um culto da igreja poderá preencher um vazio existencial que o cristão pode produzir em si mesmo por negligenciar o os meios da graça. A sua ida na igreja será inútil.
 

Não sou contra a igreja, mas sim a favor dela. Sou a favor da igreja, não dos intitulados frequentadores de igrejas, que não acrescentam em nada para a igreja, cheios de si, que não sabem o que é a igreja e seu objetivo nesse mundo visando o vindouro, que insiste em não fazer a diferença nesse mundo, mas ser igual a ele.


Infelizmente essa igreja eu ainda não conheço, pois as minhas experiências com igreja são ruins, mas a minha experiência com pessoas que foram retiradas da igreja são ótimas. Porém eu acredito que um dia conhecerei a verdadeira igreja, e espero conheça-la em vida, mas se eu não conhecer em vida, espero que na outra vida possa conhece-la, e espero também que a igreja acorde para o seu verdadeiro objetivo. Adorar a Deus pelo que Ele É e não por aquilo que Ele tem a oferecer, e amar o próximo como a ti mesmo e amar os seus inimigos. Nesse ponto a igreja tem falhado.
 

Vá a igreja sempre preparado, leia a sua Bíblia e procure obedecer as sua orientações, fazendo isso você será abençoado. É Jesus Cristo será enaltecido na sua vida, na igreja  e na adoração.
 

Frase de Immanuel Kant: "A existência da Bíblia como livro para o povo é o maior benefício que a raça humana já experimentou. Todo esforço por depreciá-la é um crime conta a humanidade".




VEJA MAIS...

- #10 Maneiras de evangelizar
- #13 coisas que as igrejas proíbem e Deus não
- #10 Maneiras de cometer um suicídio espiritual




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed



Por: Felipe Marques
Foto: Pixaby
Frase extraída do livro Jesus Cristo é a verdade da associação Evangelística Billy Graham.



 
 

Nenhum comentário

© No Teu Altar - 2017. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA