setembro 09, 2017

#10 Atitudes para Deus honrar o seu casamento



Listamos #10 Atitudes para Deus honrar o seu casamento. Dicas que encontramos na Bíblia para vida prática; mas antes queremos que você entenda que o Casamento ou matrimônio seja um vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, cultural, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja consumação é o sexo, embora possa ser visto por muitos como um contrato.

Normalmente, é marcado por um ato solene. Na legislação brasileira, admite-se que o casamento é, ao mesmo tempo, contrato e instituição social, pois, apesar de possuir a forma de um contrato. As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade. Um casamento é, frequentemente, iniciado pela celebração de uma boda, que pode ser oficiada por um ministro religioso (padre, rabino, pastor), por um oficial do registro civil (normalmente juiz de casamentos). Em direito, são chamadas "cônjuges" as pessoas que fazem parte de um casamento.

Existe vários tipos de casamento, e são eles:
>  casamento aberto (ou liberal) - em que é permitido, aos cônjuges, ter outros parceiros sexuais por consentimento mútuo
>  casamento branco ou celibatário - sem relações sexuais
> casamento arranjado - celebrado antes do envolvimento afetivo dos contraentes e normalmente combinado por terceiros (pais, irmãos, chefe do clã etc.)
> casamento civil - celebrado sob os princípios da legislação vigente em determinado Estado (nacional ou subnacional)
>  casamento misto - entre pessoas de distinta origem (racial, religiosa, étnica etc.)
> casamento morganático - entre duas pessoas de estratos sociais diferentes no qual o cônjuge de posição considerada inferior não recebe os direitos normalmente atribuídos por lei (exemplo: entre um membro de uma casa real e uma mulher da baixa nobreza)
>  casamento nuncupativo - realizado oralmente.
>  casamento putativo - contraído de boa-fé mas passível de anulação por motivos legais
>  casamento religioso - celebrado perante uma autoridade religiosa
>  casamento poligâmico - realizado entre um homem e várias mulheres (o termo também é usado coloquialmente para qualquer situação de união entre múltiplas pessoas)
> casamento poliândrico - realizado entre uma mulher e vários homens. Ocorre, por exemplo, em certas partes do Himalaia.
>  casamento por conveniência - que é realizado primariamente por motivos econômicos ou sociais.
> casamento avuncular - Chama-se casamento avuncular o que se celebra entre tio e sobrinha, que são colaterais de terceiro grau.
> casamento entre pessoas do mesmo sexo -  é a união oficial entre duas pessoas do mesmo sexo biológico ou da mesma identidade de gênero.

Mas sabemos que apenas um tipo de casamento foi criado por Deus - o monogâmico e hétero, ou seja, casamento entre apenas um homem e uma mulher.

Se você e casado, ou pretende se casar, saiba que o casamento não vem pronto, ele precisar ser praticado e entendido, para que possa ser honrando por Deus. Deus em sua infinita sabedoria, nos traz orientações através da Bíblia, para que possamos ter um casamento honrando por Ele. Vamos colocar nossas atitudes em pratica?


VEJA TAMBÉM...

> #3 Passos para VOCÊ ser abençoado!
> 10 "sintomas" de quem tem fome de Deus


#1 O casamento foi criado por Deus.
Gênesis 2.18-24  "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria, e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, ás aves dos céus e a todos os animais selváticos, para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu, tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une á sua mulher, tornando-se os dois uma só carne".

#2  Um casamento e honrado por Deus através de um compromisso verdadeiro do casal.


Gênesis 24.58-60 "Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei. Então, despediram a Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e ao servo de Abraão, e a seus homens. Abençoaram a Rebeca e lhe disseram: És nossa irmã; sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a sua descendência possua a porta dos seus inimigos".


#3  Romantismo é um tempero indispensável
dentro do casamento.



Gênesis 26.8 "Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher".


#4 O casamento exige fidelidade de ambas as partes.
Malaquias 2.14-15 "E perguntais: Por que? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E porque somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade".
#5  A infidelidade destrói a confiança
de qualquer casamento.

Mateus 5.32 "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera, e aquele que casar com a repudiada comete adultério".


#6  O casamento foi criado por Deus
com um proposito permanente.

Mateus 19.6 "De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem".


#7 Somente a morte de um dos conjugues e um argumento valido para o fim do casamento.
Romanos 7.2-3 "Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive, mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem, porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias".


#8 O casamento foi criando por Deus através
da pratica do amor mutuo e não em sentimentos.

Efésios 5.21-33 "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor, porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne, antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá á sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite o marido".


#9 Eduque os seus filhos na disciplina do Senhor.
Efésios 6.4 "E vós pais, não provoqueis vossos filhos á ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor".

#10 Honre o seu casamento para que Deus lhe honre.

Hebreus 10.4 "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os impuros e adúlteros".


Se você colocar em prática essas #10 Atitudes para Deus honrar o seu casamento, com certeza você será feliz com seu cônjuge.



Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed

Frase: Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começarem a lê-la, tanto mais confiante será minha esperança de que demonstrarão ser cidadãos úteis á pátria  e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos adoto o costume de ler a Bíblia do começo ao fim, uma vez por ano. John Quincy Adams.

Imagens: Pixabay
Versículos: João Ferreira de Almeida  - R.A
Por: Felipe Marques

Nenhum comentário:

OUÇA NOSSO PODCAST