setembro 16, 2017

Análise Música - RARIDADE Anderson Freire

 


Nossa análise de hoje será Raridade do Anderson Freire, canção que foi um verdadeiro boom nas rádios e mídias sociais como, por exemplo, o YouTube que teve mais de 26 milhões de visualizações. Mas o que me chama a atenção é, porque essas letras como raridade faz tanto sucesso? É claro que eu sei a resposta e vou dar a vocês logo mais.

O ser humano tem a tendência egocêntrica de dar mais valor e relevância aquilo que massageia seu ego e fale exatamente aquilo que ele gosta e deseja ouvir. Músicas que exaltam a Deus, por exemplo, é um fardo para quem gosta de músicas em que o centro da letra é ele.
 

Raridade não é diferente. Anderson Freire já compôs canções maravilhosas, sem dúvidas, mas às vezes o compositor compõe esse tipo de música massageadora de ego, exatamente porque sabe que será um sucesso por causa de muitas pessoas que valorizam mais canções que dizem que ele é “ouro puro e raro” do que aquelas que dizem “Santo, Santo Todo Poderoso Deus”.
 

Eu, particularmente gosto das canções dele, mas essa infelizmente deixou a desejar. Você que lê meus posts, já deve ter percebido que meu gosto para música é para aquelas que tocam a alma, canções de adoração mesmo, em que Deus é o assunto principal da letra. Vamos a análise de hoje?


 



Não consigo ir além do teu olhar
Tudo o que eu consigo é imaginar
A riqueza que existe dentro de você

O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é um bem que nunca envelhecerá
O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o início, Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus com Você

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair 
 
 
Quem não gosta né de uma boa massagem no ego? A Bíblia diz que o homem natural é inútil, impossibilitado de fazer o bem, pecador, e não tem temor a Deus (Is 64:6; Jo 6:44, 65; Rm 1:21-32; Rm 3:10-18, 23) Por exemplo, é verdade que o pecado não consegue esconder a marca de Jesus em nós. Uma vez justificados, nenhuma condenação pode cair sobre nós. É Deus quem nos justifica (Rm 8:1; 33-34). Mas é isso mesmo que a música quer passar?
 
 
 
Ela afirma que o que eu sou me fez ser escolhido. E a Bíblia rejeita isso. Deus rejeita isso. “Logo, pois, [Deus] compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer” (Romanos 9:18). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de DEUS.” (Efésios 2:8)
 
 
“Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.” - Isaías 13:6-12

 
Vamos pensar um pouco. Qual o problema de cantar nos cultos canções como esta? É simples, canções e mensagens que massageia o ego humano tem a tendência não só de ser mais aceito pelas pessoas, como ao cantar, você está declarando pra Deus naquele momento que você também "merece" honras e glórias durante o culto de adoração.


Se o culto da sua igreja é sempre dirigido para o homem e sua glória, então fique a vontade para incluir em seu repertório musical esse tipo de música, mas se é para Deus, tire-o agora mesmo, dê prioridade a suprema e majestosa presença de Deus.

 
Músicas como esta, tem aos montes por ai e são as favoritas da maioria dos crentes, infelizmente. Na igreja onde frequento, não é diferente, quando o grupo de louvor começa a cantar esse tipo de música, até o mais desafinado canta com uma excelência vocal incrível, se levanta e já declara com toda força que há dentro de si mesmo, mas quando é um louvor que exalta a Deus do início ao fim, os mesmos já se senta, canta com uma preguiça parece até que está morrendo. Deus vê todas essas coisas.

 
Canções como esta é uma armadilha para os cristãos, ela nos devia da verdadeira adoração a Deus e nos faz ser egocêntricos, egoístas e se sentindo autossuficiente demais, ao ponto de achar que Deus deveria nos dar uma certa exaltação diante dos nossos inimigos. Perigo camuflado de música gospel.
 



 
VEJA TAMBÉM...

Analisando a letra FILHO MEU - Thalles
Analisando a letra NÃO MEXE COM MEU VARÃO - Fabiana Rosa

Analisando a Letra - HOJE ESSA COBRA VAI SE CONVERTER - Grupo Muro e Fogo
Analisando a letra - SABOR DE MEL - Damares




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed



Foto: Google Imagens
Versículos: Bíblia de estudo da Mulher - Mundo Cristão




 
 

Nenhum comentário

OUÇA NOSSO PODCAST

© No Teu Altar - 2017. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA