fevereiro 15, 2017

O que significa a expressão "andar na presença de Deus?"

Foto: Google


Graça e Paz a todos(as) que a Graça e a Paz de Deus e o amor de Jesus Cristo e a presença do Espirito Santo possa trazer em sua vida tudo o que você precisa para o seu crescimento espiritual.

O tema do post de hoje e: O que significa a expressão andar na presença de Deus?

Quando eu era criança por volta de 8 anos de idade minha avó materna Dona Alzira que foi a escolhida por Deus para me evangelizar sempre me dizia isso e eu sempre me perguntava o que seria andar na presença de Deus, devido a minha pouca idade e o meu pouco conhecimento bíblico até porque era uma criança, procurava observar na minha avó o que seria isso e ela me disse: obedeça a Deus e as sua orientação mesmo não entendendo na hora, mas um dia você entenderá. Realmente hoje, eu entendo e quero que você entenda junto comigo, ok. Vamos para a Bíblia.



Gênesis 17.1,5 e 7 "Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão, porque por pai de numerosas nações te constitui. Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpetua, para ser o teu Deus e da sua descendência".

1) O que é andar na presença de Deus

Deus nos convida assim como ele convidou Abrão para andarmos em sua presença, ou seja, permitir que os planos, as promessas e a vontade de Deus se realizem em nossa vida, e que precisamos entender o que significa a sua presença em nossa vida diária. Deus se identifica para Abrão e para Nós como Eu sou o Deus Todo Poderoso que em hebraico significa El Shaddai. A derivação da palavra hebraica Shaddai é incerta. Alguns grandes estudiosos do idioma hebraico, entre eles Luiz Sayão, no qual eu tive a honra de ser seu aluno, diz que a palavra Shaddai se deriva de outra palavra hebraica chamada Shadd e que a palavra Shadd significa Seio em sentido de torax  no idioma português, sendo assim a palavra Shadday significaria sustentador e nutridor, ou seja, alguém que seria capaz de satisfazer. Segundo Luis Sayão também pode significa acumular benefícios, sendo assim. Deus é Amigo e Benfeitor. Embora Luiz Sayão não seja uma unanimidade, nem eu e nem você uma coisas ninguém pode discutir ele e provavelmente se não for o maior mas está entre os maiores conhecedores do idioma hebraico que existe no Brasil.

2) O que Deus faz por mim quando estou disposto(a) a andar em sua presença.

Deus muda o nosso nome, o nome sempre foi e sempre será algo importante na cultura judaica, sempre que nascia uma criança os pais observavam o seu comportamento para somente depois colocar o nome em seus filhos(as). Por exemplo o meu nome Felipe é um nome de origem hebraica e grega. Felipe em hebraico significa aquele que gosta de cavalos, e em grego Felipe significa força de cavalo no qual ganhei esse nome da minha mãe porque ela me disse que eu era uma criança forte e costumava quebrar as coisas com facilidade e que eu não tinha uma exata noção da minha força física, só pra vocês terem uma ideia, um certo dia fui abrir a porta da geladeira e a porta veio de presente junto com a minha mão, pra variar minha esposas ficou brava e me disse: - Você não tem noção da sua força não?, mas no final deu tudo certo rsssss. Deus quer mudar seu nome, quando Deus mudar seu nome ele mudará o seu entendimento, quando muda o seu entendimento muda a sua disposição, quando muda a sua disposição você alcança o seu objetivo. O nome Abrão significa Pai Exaltado ou seja um nome importante de hora, mas Deus muda o seu nome para Abraão que significa Pai de uma multidão. Abrão seria Pai de uma multidão de pessoas que estivessem dispostas assim como ele, mudar o seu nome para o nome que Deus queria que ele tivesse. Ou seja estar disposto a viver a nova vida e deixar a velha vida de lado.

3) Deus quer ser o seu Deus na prática e não somente na teoria.

A essência da aliança que Deus fez com Abraão e a sua descendência que representa os cristãos no sentido espiritual e de fé e ter um Deus pessoal, um Deus que fala, que faz, que cumpri, que restaura que protege e a mesma relação pessoal que o cristão tem quando aceita Jesus Cristo como o Seu Único Suficiente Salvador. Eu Felipe fui alcançado por esse Deus e o meu objetivo não e somente ficar com Deus somente para mim como já dizia minha avó Deus já salvou você agora salve os outros, minha avó foi na minha humilde opinião a maior manifestação viva de fé e pratica sobre o que e andar com Deus que eu já presenciei e isso não e idolatria tudo o que Deus falou por intermédio da boca dela para minha vida se cumpriu, tudo se encaixa em um plano perfeito. Vou a igreja desde a barriga da minha mãe pois ela já era cristã, aos 10 anos já era um ministro mirim do evangelho, já passei por alguns cargos na igreja já fui líder de mocidade, secretário da igreja, já elaborei lições para departamento infantil devido a minha formação pedagógica, mesmo não querendo me formar em pedagogia ouvi a Deus e obedeci a sua vontade os frutos de bênção, colho até hoje, para a Glória de Deus e não minha, fui professor de escola bíblica durante mais de 7 anos função que consome o máximo do seu conhecimento bíblico, já li a bíblia toda três vezes amo ler a Bíblia então mais que qualquer livro hoje sou formado em teologia e não me arrependo de nada que passei ou passarei por amor a obra de Deus. Ser Evangelista está no seu sangue já tive a oportunidade de ser Pastor mas Deus não me chamou para Pastorear mas sim Evangelizar e isso que eu faço. Teoria e essencial mas separado da prática para Deus não tem valor nenhum. Se não estivermos dispostos a ser moldados por Deus não vale nada o nosso ir a Igreja o nosso Evangelizar. A melhor maneira de mostrarmos ao mundo que andamos na presença de Deus e demonstrar que Deus é quem nos diz como nós devemos andar em sua presença, e não o mundo e o seu sistema que sempre procura colocar desdenhar de Deus e dos seus Servos. Um relacionamento intimo com Deus faz toda a diferença, vamos ser reconhecidos pelo mundo quando andarmos na presença de Deus não porque usamos determinadas roupas ou frequentamos determinada Igreja, mas porque nossas atitudes de cristão falam mais que qualquer palavra de acusação que o mundo faz contra nós.

Até o nosso próximo post se Deus permitir.

Frase: É por causa da ignorância das Escrituras que nossa maldade vem á tona, tantas pragas, resultado de tantas heresias, tantas vidas negligentes, tantas obras sem fruto. João Crisóstomo.


Por: Felipe Marques

Nenhum comentário: