agosto 31, 2016

O que é ser a imagem e semelhança de Deus?

 
 
 


Vamos com mais um post para vocês que se trata de uma pergunta. O que e ser a imagem e semelhança de Deus? . Vamos ler o que a bíblia nos responde em Gênesis 9.6  "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu, porque Deus fez o homem segundo a sua imagem".
 
 
Vamos ler Tiago 3.9 "Com ela (a língua) bendizemos ao Senhor e Pai, também com ela (a língua), amaldiçoamos os homens, feitos á semelhança de Deus".
 

Essas duas passagens bíblicas deixam afirmam que a imagem de Deus não foi perdida pelo homem devido a sua Queda, e até mesmos os homens que não aceitaram Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador as detém. A expressão "Imagem de Deus" não é usado com frequência na bíblia e seus exato significado e de difícil exatidão.
 
1) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia acreditam que ser a "Imagem e Semelhança de Deus" se refere a qualidades espirituais, mentais ou psicológicas de cada ser humano como por exemplo ter a capacidade de pensar, de sentir emoções ou de fazer escolhas a capacidade do ser humano de fazer escolhas e definido na bíblia e na teologia como livre arbítrio.


2) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia ressaltam o texto de Gênesis 1.26-27 Também disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança, tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem á sua imagem, á imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.
 
 
 
VEJA TAMBÉM...
 
 
 
 
Esse texto o que chama a atenção e a palavra "domínio" que e exercido pelos seres humanos sobre a criação de Deus; Ou seja, com base nesse texto bíblico pode se dizer que, assim como Deus criou também os seres humanos dotados da Imagem e Semelhança também esses seres humanos também devem ser "criadores"; Por exemplo: Os primeiros seres humanos (Adão e Eva) receberam a ordem de dar nomes aos animais, de serem férteis e de se multiplicar.


3) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia ressaltam a qualidade "relacional" da Divindade trina e una ou na trindade que se refere a união das três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo formando um só Deus; Ou seja, Deus é ao mesmo tempo uno e trino e o que se deduz através das expressões "façamos "e" nossa imagem"; Ou seja, essas expressões sugerem que, assim como existe um relacionamento dentro da Divindade, os seres humanos tem a capacidade de ter um relacionamento com Deus e com os outros seres humanos, sendo a sua "imagem e semelhança".
 
 
Entretanto a característica da Divindade não é plenamente revelada no Antigo Testamento mas a sua revelação plena se revela no Novo Testamento Jo 1.1-5 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas forma feitas por intermédio dele, e, sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
 

É possível que o correto entendimento do conceito sobre "Imagem e Semelhança" inclua os aspectos de mais de uma das interpretações citadas. Mas o que realmente importa e que nós seres humanos que fomos criados a "Imagem e Semelhança" de Deus, temos um relacionamento intimo, pessoal e especial com Deus o que não e compartilhado com os animais. Nos como seres humanos sempre temos que ter a consciência de que todos nós somos portadores dessa "Imagem e Semelhança" e que essa importância deve influenciar a nossa vida e nossa maneira de nos tratarmos.

Até nosso próximo post sobre teologia simples. Que Deus te abençoe. Graça e Paz a todos.


Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Google + | YouTube | Assinar Feed
 
 
Foto: Google


 
 

2 comentários

Márcia D. Rebouças disse...

Paz queridos, concordo também com o ponto de vista apresentado, mas este final fechou o texto: Nós como seres humanos sempre temos que ter a consciência de que todos nós somos portadores dessa "Imagem e Semelhança" e que essa importância deve influenciar a nossa vida e nossa maneira de nos tratarmos. 

Simplesmente Princesa
Fan Page
Abraços e sucesso sempre 💛

No Teu Altar disse...

Fico feliz e lisonjeado com seu comentário. Bom seria se todos os cristãos ou não pensassem a você.
Sejam bem vinda aqui. Fica com Deus!
Felipe

© No Teu Altar - 2017. Todos os direitos reservados. Reprodução do conteúdo somente com autorização por escrito. Web Design: Garota Criativa. Inicio NTA