agosto 17, 2016

Criação ou será Recriação?

Imagem: Google


Graça e Paz amados!

Estou de volta com mais um post pra vocês sobre Teologia Simples para que possamos aprender mais sobre Deus e a sua palavra.



Em Gênesis1.1-2 está escrito "No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia: havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Embora o post de hoje seja uma pergunta e toda pergunta precisa de uma resposta então, vamos a ela.

1) A maior parte dos estudiosos da bíblia e os grandes teólogos do mundo acreditam que Gênesis seja o relato da criação, outros teólogos acreditam que Gênesis seja o relato da criação mas também da recriação. O titulo em hebraico do livro de Gênesis provém de suas primeiras palavras, a palavra hebraica bereshith  que significa principio, aparece por todo o livro de Gênesis, ou seja, percebe-se que o propósito do livro de Gênesis e tratar sobre
"princípios". Não existe nenhum motivo para que sela estabelecido uma data para a criação do mundo e do universo tendo como base esse versículo. A maioria dos cristãos e teólogos aceitam uma idade extremamente antiga para o universo. Também existe a possibilidade de que milhões de anos tivessem transcorrido entre os versículos 1 e 2 se usarmos a palavra grega aiônas que significa eras.

2) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia acreditam que a palavra "era" deveria ser traduzida pela palavra "tornou-se" indicando assim , a possível hipótese de que a criação original teria sido destruída devido a queda de Satanás no pecado. Ou seja, isso significaria que a criação descrita em Gênesis tem  a sua referência á atual criação e não a uma criação anterior do qual se identifica nas evidências nos fosseis e na história geológica. Também e significativo que a criação seja o resultado da ação de um Deus Pessoal e não de nenhuma força cega destituídas de inteligência, como existe nas cosmogonias antigas e na teoria da Evolução, sendo elas sem nenhum embasamento na bíblia. O fato do versículo 1 e 2 de Gênesis ser incompleto do ponto de vista cientifico, não se pode confirmar que seja inexato cientificamente. Biblicamente, os versículos 1 e 2 de Gênesis é exato e completo.

3) Na segunda opção o versículo 1 diz a respeito da criação original ao passo que o versículo 2 "Era (veio a ser) a terra sem forma e vazia" diz a respeito de um tempo subsequente á criação inicial em que Deus criou de novo os céus e a terra após terem ficado sem forma e vazios, ou talvez em decorrência de algum acontecimento catastrófico. O verbo hebraico traduzido por "era "empregado no texto original, que é traduzido por " veio a ser " ou "tornou-se" quando aparece em outros trechos da de Gênesis.

Espero que vocês tenham aprendido mais sobre Deus, até nosso próximo post sobre teologia simples.

Graça e Paz!

Por: Felipe Marques


Nenhum comentário: